27/09 18:41

Público se encanta com nova exposição da FMRB

Anna Graziella Costa apresenta recursos a convidados

Anna Graziella Costa apresenta recursos a convidados

Uma bela festa embalou o lançamento da exposição multimídia “Memória da República Brasileira”, do museu da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), na noite desta quinta-feira, 26, na sede da instituição, no Convento das Mercês, Desterro. A exposição de longa duração traz uma nova leitura sobre cada peça, plenamente contextualizada com a história de nossa República, com a cultura do Brasil e do mundo. A exposição tem patrocínio do Porto do Itaqui.

No lançamento, fizeram-se presentes, além da presidente da FMRB, a advogada Anna Graziella Costa, e toda sua equipe, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, e o presidente do diretor do Porto do Itaqui, Luiz Carlos Fossati, entre autoridades, professores, estudantes, imprensa e representantes da comunidade.

Para o secretário de Educação, Pedro Fernandes, a Fundação agora passa ser um espaço educacional propriamente dito. “Quando a gente vê um espaço que tem acervo extraordinário como esse e faz uso dessa tecnologia é uma forma de preservar a história e facilitar o acesso para que as pessoas possam interpretá-la”, afirmou.

Jura Filho destacou a importância da ação no sentido de incentivar eventos e ações de resgate da história atividades que por se só se integram a política de promoção e divulgação do turismo do Maranhão. “Fico muito feliz em participar desse novo tempo em nossa capital e em nosso estado que lança mão de importantes ferramentas como a interação por meio da internet que mobilizará ferramentas audiovisuais e tecnológicas no sentido de fazer conhecer nossa rica história”, frisou.

Para a presidente Anna Graziella Costa, a nova exposição reforça o compromisso da fundação com a educação dos jovens maranhense. E as multimídias só ajudarão a levar mais estudantes aos museus como forma de agregar conhecimento. “Sabemos todos que o conhecimento, há de ser levado ao alunado de forma cada vez mais rápida, instantânea – daí a imprescindibilidade dos múltiplos recursos digitais. O que queremos é democratizar o saber, daí por que estimular a nova geração que é o nosso principal público – levando os estudantes a desenvolver um interesse maior pela nossa história e pela cultura, de forma geral”, destacou.

A exposição – A exposição está dividida em quatro momentos. Logo na entrada do Convento das Mercês, o visitante poderá saber mais sobre a história deste que é um dos “Sete Tesouros de São Luís”, seus antigos moradores – os frades mercedários –, e de seu uso ao longo dos anos. Um quis estimula os visitantes a conhecer mais do espaço.

No Salão República, peças do acervo museológico recontam a história do país desde o Império até a redemocratização política. Projeções, televisores e tablets apresentam informações sobre as peças, abordando aspectos iconográficos e históricos, sempre fazendo o link com importantes fatos que marcaram o período republicano.

No Salão Presentes, uma seleção de peças nacionais e internacionais ofertados ao presidente José Sarney, durante seu governo. São quadros, esculturas, chaves de cidades, placas de instituições militares e governamentais, salvas e pratos, louças em diversos materiais, imagens sacras, artesanato, verdadeiras obras de arte. No ambiente, também há recursos multimídias que fazem a contextualização com a história, uma forma de levar informação, especialmente a estudantes.

O terceiro espaço, a Galeria Sarney, conta a trajetória política e literária do ex-presidente e patrono da Fundação, José Sarney. Na exposição, livros escritos pelo acadêmico, condecorações, diplomas Doutor Honoris Causa concedidos por diversas instituições acadêmicas, fardão da Academia Brasileira de Letras, vídeos-documentários sobre sua vida e carreiras, charges de jornais e fotografias.

Mais

A exposição fica aberta de segunda a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados das 9h às 12h, com entrada gratuita.

Mais

Ao todo serão 401 peças em exposição, um número significativo pensado como forma de celebrar os 401 anos de São Luís, comemorado no início deste mês.

 

Contatos

contatos

Rua da Palma, 502 - Desterro
São Luís - MA, Brasil
CEP: 65010-620

Fone:

(98) 3221-3724

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua da Palma, 502, Desterro, São Luís, Maranhão