Diretor do Convento das Mercês

Paulo Melo Sousa

Maranhense de São Luís, Paulo Melo Sousa é poeta, jornalista, escritor, professor e membro fundador da Sociedade de Astronomia do Maranhão – SAMA. No início dos anos 80, integrou a Fundação Bandeira Tribuzzi. Colaborou no Suplemento Guarnicê, publicou textos na Antologia Guarnicê. Foi um dos idealizadores do Jornal Folha de Gaia, o primeiro jornal ecológico do Maranhão, um dos fundadores do grupo Poeme-se, de Literatura, e criador do Grupo Graal, de poesia e performance. Incursionou na área de cinema e vídeo, trabalhando como ator e co-diretor.imagem editada

Formado em Desenho Industrial e em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, possui Especialização em Linguística Aplicada ao Uso das Línguas Materna e Estrangeira e em Jornalismo Cultural (UFMA). É ainda Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Em 2012 foi agraciado pelo governo do Maranhão com a Medalha do Mérito Timbira, grau de Comendador do 4º Centenário. É membro fundador da Academia Ludovicense de Letras – ALL, tendo sido Diretor Cultural da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão.

Articulador do “Projeto Cultural Papoético”, ex-diretor da Galeria de Arte Trapiche Santo Ângelo, foi convidado pelo Secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão, para ser Diretor do Convento das Mercês.  É autor de sete livros, nas áreas de Literatura, História do Maranhão e Cultura Popular, dentre os quais “Rua Grande: Um Passeio no Tempo”, “Vi(s)agem” (poesia), “Arte das Mãos: Mestres Artesãos Maranhenses”, “Nagon Abioton: Um estudo fotográfico e histórico sobre a Casa  de Nagô”, ambos em parceria com Márcio Vasconcelos, e “Banzeiro” (poesia). Integra a Antologia “Poesia Maranhense do Século XX”.

Rua da Palma, 502 - Desterro
São Luís - MA, Brasil