24/07/2020 6:27 pm

Como ficam os museus na pandemia?

museu1A pandemia do novo coronavírus tem afetado ainda mais alguns setores da economia, entre eles a cultura. Espaços como casas de espetáculos, museus e centros culturais, cuja atividade rotineira depende do encontro presencial das pessoas, precisaram suspender seus serviços. Contudo, à medida que o comércio retorna, a FMRB, como todos os museus brasileiros, se preparam para reabrir as portas ao público.
No mês passado, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) divulgou as recomendações para prevenir o contágio da Covid-19 em museus de todo o país. As orientações são práticas e dizem sobre como atender ao público seguindo as normas sanitárias. A reabertura, porém, depende das autoridades públicas de cada estado e município, de acordo com os boletins médicos.
No Maranhão, por enquanto, os museus estão abertos somente para consultas de pesquisadores, previamente agendados, no período vespertino. Na FMRB, é possível ter acesso a um vasto acervo audiovisual, documental e bibliográfico, inclusive com livros raros dos séculos XVIII e XIX.
Enquanto isso, a Fundação se prepara para a reabertura do museu, com uso de termômetro, oferecimento de álcool em gel e distanciamento social. A expectativa é de que ainda no segundo semestre deste ano o museu possa reabrir. Até lá, todas as informações sobre o acervo do museu podem ser conferidas pelas redes sociais e pelo site da FMRB.

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br