27/09/2021 5:19 pm

FMRB lança nova exposição presencial com obras do artista maranhense Ciro Falcão

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) lançou, no último dia 23, uma nova exposição com quadros de artistas do Brasil e do exterior. O destaque é para a coleção de quadros do artista Maranhense Ciro Falcão, que integra o acervo da FMRB. As obras estão disponíveis para visitação presencial na sede da Fundação, no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís.

A exposição foi lançada como parte da Primavera de Museus deste ano, mas permanecerá aberta ao público pelo menos até o fim do ano. Os 10 quadros de Ciro Falcão que integram o destaque da exposição foram inspirados no conto “Os boastardes”, de José Sarney. Juntas, as telas ilustram o conto, narrando em imagens as aventuras de três foras-da-lei no sertão maranhense.

De acordo com o presidente da FMRB e secretário da Educação, Felipe Camarão, a renovação da exposição tem o objetivo de mostrar mais obras do acervo para o público. “Temos um acervo de mais de 5 mil obras de arte, por isso a cada seis meses renovamos a exposição. E agora que os museus podem ser novamente visitados com segurança, nada melhor do que trazer um trabalho de um maranhense tão brilhante quanto o Ciro, que foi um dos maiores propagadores da nossa cultura”, afirmou o presidente.

Ciro Falcão foi um grande entusiasta da cultura maranhense, que costumava retratar em desenhos e pinturas, além de participar ativamente de manifestações como o carnaval de rua de São Luís. Faleceu em 2019, aos 67 anos, deixando um grande legado artístico para o Estado.

Além das telas de Ciro, a nova exposição da FMRB conta ainda com obras do goiano Siron Franco, o baiano Emanoel Araújo, os naïf Fé Córdula e Fernando P, e o venezuelano Hernandez Guerra, dentre outros. O museu da FMRB está recebendo visitas presenciais às segundas, das 13h às 17h, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.

Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br