FMRB promove o I Encontro de Mediação Cultural do Maranhão

14/08/2025

Nos dias 18 e 19 de agosto de 2025, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) realizou o I Encontro de Mediação Cultural do Maranhão, com o tema “A Mediação Cultural: conceito, função e ação”. Um espaço dedicado à formação, troca de experiências e fortalecimento das práticas de mediação cultural entre profissionais que atuam em museus, casas de cultura e instituições educativas.

Com uma programação que reuniu nomes de destaque da área em nível nacional, o encontro teve o intuito de construir coletivamente um campo de atuação mais crítico, sensível e acessível, capaz de responder aos desafios do tempo presente e contribuir com a formação de públicos mais diversos, reflexivos e engajados. “É um evento que dá uma riqueza imensa para um núcleo de necessidade, permitindo um troca entre pesquisadores experientes e iniciantes, permitindo a ampliação de experiências em uma proporção maior aos que apreciam a arte”, destacou Ed Bruzaca, artista plástico e participante do evento. 

Voltado para servidores públicos, mediadores culturais, educadores museais e arte-educadores, o encontro visou fomentar a integração das equipes que trabalham na promoção do acesso à cultura e à educação patrimonial. “É uma alegria enorme estar aqui nesse espaço, com pessoas incríveis que trabalham em várias casas de cultura, é extremamente impactante e emocionante, por que a mediação cultural que abre esse espaço da cultura e da arte para todos nós”, afirmou professora Mirian Celeste, palestrante no encontro. 

Ao promover esse encontro, a FMRB reforça seu compromisso com o papel social dos museus enquanto espaços culturais e lugares de memória, diálogo e transformação. Além disso, proporcionaram-se reflexões sobre como essas experiências chegam ao público, quem as conduz e de que maneira podem ser verdadeiramente significativas. “O objetivo desse encontro é favorecer uma formação permanente, que busque facilitar e democratizar o acesso dos bens culturais à comunidade. É um meio de reunir as casas de cultura, os pontos de cultura do estado, para proporcionar melhor formação aos agentes que recebem os turistas para uma imersão cultural”, pontuou Kécio Rabelo, presidente da FMRB.

Mais do que uma ação pontual, o evento inaugurou uma nova etapa na relação entre os museus maranhenses, estimulando conexões e a construção de práticas permanentes de mediação cultural nas instituições do estado.